Cerca de centena e meia de ciclistas trajados com vestes antigas e devidamente acompanhados por bicicletas antigas e clássicas, são esperados no I Passeio Turístico de Bicicletas Antigas de Vila Nova de Famalicão, uma iniciativa promovida pelo Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, que vai ter lugar no próximo domingo, dia 11 de Novembro.

O Passeio Turístico tem início pelas 10h00, na Praça D. Maria II, seguindo pelas ruas da cidade em direcção à Ciclovia, com paragem nos apeadeiros de Barradas (Louro) e Outiz e lanche na Adega Vicente, já na freguesia de Gondifelos.

De regresso à Ciclovia, os participantes seguem em direcção ao Parque Desportivo de Cavalões, para a fotografia geral e individual das bicicletas, almoço e convívio musical com concertinas.

Da parte da tarde lugar para um sorteio de uma bicicleta antiga, provas no velódromo e entrega de troféus de participação, com destaque para os que irão distinguir os melhores nas seguintes categorias: Velocípede – Traje Ectonográfico Antigo; Bicicleta mais antiga, Velocípede mais visto a circular, Benfeitores Coleccionadores e Melhor restauro.

Durante todo o dia, no Parque Desportivo de Cavalões, haverá uma exposição de bicicletas e um mercado de peças e bicicletas antigas.

Com a realização deste evento visa-se, em simultâneo, alcançar-se diferentes objectivos: animação da cidade e do concelho, aproveitando-se para dar a conhecer uma infra-estrutura, como é a Ciclovia, cujo percurso proporciona aos seus utilizadores uma belíssima paisagem rural e florestal; incentivar os famalicenses e a população em geral para a prática desportiva e actividade física e, contribuir para a preservação do património cultural, dos usos e costumes, valorizando o passado, cruzando-o com o presente.

Para mais informações: Telemóvel nº 933578974, da direcção do Clube da Bicicleta Antiga de Cavalões.
publicado por bicicletasantigas às 23:54