Recebi um email do meu amigo Jorge Moniz de Famalicão participando a realização do 1º Passeio de Bicicletas Antigas, que me despertou muita curiosidade. Assim no passado dia 11 de Novembro prescindi da minha volta domingueira para me fazer à estrada até Famalicão e presenciar este evento.

Sendo uma iniciativa do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões, lá apareceram cerca de 200 ciclistas trajados com vestes etnográficos da época em cima das suas bicicletas antigas e clássicas, autênticas preciosidades. Desde o carpinteiro, ao trabalhador rural, ao frade, passando por bicicletas de corrida em que os aros eram de madeira, senhoras trajadas a rigor com as suas socas, um militar julgo que com uma bicicleta russa não tenho a certeza, enfim uma panóplia de trajes engraçadíssimos.

Bicicletas das Marcas BSA, Vilar, Orbita, Raleigh, Peugeot, Hércules, Humber, Yé-Yé, Vencedor etc, todas elas nas suas épocas desde os anos 20/30 até anos 60/70 com muitas curiosidades. Travões e dínamos de tambor, conta-quilómetros e relógio mecânico faziam delícias de muitos curiosos. Outras ditas de “pasteleiras” com pormenores engraçados onde se destaca uma que tinha um encaixe para segurar o guarda chuva, outra para colocar as ferramentas e as chaves de casa, outra ainda para colocar a espingarda, mas uma que me suscitou particular atenção, que para se pedalar em plano pedalava-se com os pedais para a frente, mas se por acaso houvesse uma subida, pedalava-se com os pedais para trás, assim a corrente entrava para outro carreto mais leve, mas sempre neste sentido. Nunca tinha visto disto, estamos sempre a aprender.

Algumas caras conhecidas mas quero destacar o Jerónimo do clube Sto.Tirso “Os Bicigodos” com uma bicicleta alemã e uma pintura muito peculiar, tal com ele gosta de dar as suas montadas.

Estrearam a nova ciclovia de Famalicão com paragens nalguns apeadeiros tais como Barradas e Outiz para confraternizar e lanchar na Adega Vicente. É assim mesmo. Daqui foram para o Parque Desportivo de Cavalões para um almoço convívio, com uma exposição e venda de acessórios.

Parabéns aos organizadores do Clube de Bicicletas Antigas de Cavalões esperando que continuem com o evento e aos participantes porque estavam simplesmente sensacionais com as suas vestes. Da minha parte só tenho agradecer terem-me proporcionado um dia bem diferente a admirar tamanhas preciosidades. Bem Hajam.
 

publicado por bicicletasantigas às 23:16